Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Conhecer o município foi objeto de estudos dos alunos do 4º ano



Os alunos do 4º ano A, da Profª Deuzalina Oliveira, estudaram sobre o município de Poxoréu. O objetivo desse trabalho é permitir que as crianças conhecessem o local onde vivem, a sua história, seus aspectos naturais e culturais, as relações existentes na sociedade e como o espaço geográfico se transformou.

As ações desenvolvidas levaram os alunos a perceber que no espaço local se estruturam elementos geográficos que indicam o modo de vida da sociedade;  que a paisagem local possui as marcas do modo de vida e que vários dos elementos estão presentes para além do seu lugar, o que indica que os modos de vida se estendem para além dos bairros, das cidades, para além da escala local.

A professora trabalhou o conteúdo teórico em sala de aula, depois realizou algumas visitas na cidade. Em sala de aula os conteúdos estudados foram sobre a história e geografia local, aproveitando mapas, fotos, objetos que pudessem caracterizar o local, produção de textos com base nos textos lidos e palestras sobre alguns assuntos. Nas visitas, os alunos conheceram o centro histórico do município, galeria de objetos antigos, pontos turísticos e acesso da escola.

Segundo a professora Deuza, os alunos tiveram uma aprendizagem significativa sobre onde vivem. “Alguns alunos não conheciam a nossa história, a nossa cidade. Esse trabalho foi importante para, não apenas conhecer, despertar um interesse maior pelo município, respeitando e valorizando“ – acrescentou a professora.





0 comentários :